Referências e Citações

NORMAS PARA A ELABORAÇÃO DE REFERÊNCIAS E APRESENTAÇÃO DE CITAÇÕES

Este documento foi elaborado com base na NBR 6023:2002 e NBR 10520:2002

1.Definições

1.1.   Referência: A referência de um documento é o conjunto padronizado de elementos descritivos deste documento que permitem sua identificação individual. Exemplo: Autor, Título, Edição, Ano…

1.2.   Citação: Menção de uma informação extraída de outra fonte.

 

2. Regras gerais para apresentação de referências

2.1.   As referências deverão contar em lista de referência no final de cada trabalho;

2.2.   A lista de referências deve estar ordenada de forma alfabética;

2.3.   As referências devem estar alinhadas apenas à margem esquerda;

2.4.   O espaçamento deve ser simples e as referências devem estar separadas entre si por espaço duplo;

2.5.   O elemento título deve estar destacado em itálico em todas as referências.

2.6.   Os casos omissos devem respeitar o disposto na NBR 6023:2002 da ABNT.

 

3. Transcrição dos elementos

3.1.   Autoria: Deve ser indicado pelo último sobrenome, em maiúsculas, seguido dos prenomes e outros sobrenomes, abreviados ou não. No caso de mais de um autor, os nomes devem ser separados por ponto e vírgula, seguidos de espaço. No caso de mais de três autores, indica-se apenas o primeiro seguido da expressão ’et al’.

3.1.1.     Quando houver indicação explícita de responsabilidade pelo conjunto da obra, deve-se indicar o nome do responsável, seguido da abreviação, no singular, do tipo de participação (organizador, compilador, editor, coordenador etc.), entre parênteses.

3.1.2.     As obras de responsabilidade de entidade (órgãos governamentais, empresas, associações, congressos, seminários etc.) têm entrada, de modo geral, pelo seu próprio nome, por extenso.

3.2.   Título e subtítulo: O título e o subtítulo (se for usado) devem ser reproduzidos tal como figuram no documento, separados por dois-pontos. Em títulos e subtítulos demasiadamente longos, podem-se suprimir as últimas palavras, desde que não seja alterado o sentido. A supressão deve ser indicada por reticências.

3.3.   Edição: Quando houver uma indicação de edição, esta deve ser transcrita, utilizando-se abreviaturas dos numerais ordinais e da palavra edição, ambas na forma adotada na língua do documento.

3.4.   Local: O nome do local (cidade) de publicação deve ser indicado tal como figura no documento.

3.5.   Editora: O nome da editora deve ser indicado tal como figura no documento, abreviando-se os prenomes e suprimindo-se palavras que designam a natureza jurídica ou comercial, desde que sejam dispensáveis para identificação.

3.6.   Data: A data de publicação deve ser indicada em algarismos arábicos.

 

4. Regras gerais para apresentação de citações

4.1.   As citações, diretas ou indiretas, devem respeitar o sistema de chamada autor-data.

4.2.   A indicação de autoria será feita pelo sobrenome de cada autor ou pelo nome de cada entidade responsável até o primeiro sinal de pontuação, seguido(s) da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, no caso de citação direta, separados por vírgula e entre parênteses.

4.3.   As citações diretas, no texto, de até três linhas, devem estar contidas entre aspas duplas. As aspas simples são utilizadas para indicar citação no interior da citação.

4.4.   As citações diretas, no texto, com mais de três linhas, devem ser destacadas com recuo de 4 cm da margem esquerda, com letra menor que a do texto utilizado e sem as aspas.

4.5.   Para enfatizar trechos da citação, deve-se destacá-los indicando esta alteração com a expressão grifo nosso entre parênteses, após a chamada da citação, ou grifo do autor, caso o destaque já faça parte da obra consultada.

4.6.   Os casos omissos devem respeitar o disposto na NBR 10520:2002 da ABNT.