Artigos e Estudos de Caso

NORMAS DE FORMATAÇÃO PARA SUBMISSÃO DE ARTIGOS E ESTUDOS DE CASOS

Documento elaborado com base na NBR 6022:2003

1. Definições

1.1. Definição de Artigo: Artigo científico é como se denomina a parte de uma publicação com autoria declarada, que apresenta e discute ideias, métodos, técnicas, processos e resultados nas diversas áreas do conhecimento. Pode ser original ou de revisão.

1.2. Definição de Estudo de Caso: trabalho que tenha por objetivo a análise de aspectos jurídicos de julgado ou precedente de Tribunal, Corte ou Corpo de Julgadores, podendo ter origem nacional ou internacional, ou, ainda, de controvérsia não contenciosa.

 

2. Composição dos trabalhos: A estrutura dos trabalhos deve ser composta, na seguinte ordem, por:

2.1.Título do trabalho: O título, acompanhado de sua tradução para o inglês, deve ser breve e suficientemente específico e descritivo. O subtítulo, se houver, devera estar separado por dois pontos;

2.2.Nome do autor: Nome do autor com breve currículo que o qualifique na área de conhecimento do artigo. O currículo, bem como o endereço eletrônico do autor, deve aparecer em rodapé indicado por asterisco na página de abertura.

2.3.Resumo: O resumo deve ser constituído de frases concisas e objetivas, para evidenciar o problema da pesquisa, a metodologia e as conclusões. Não devem ser usados tópicos, enumerações, quadros, tabelas, gráficos, ilustrações, equações, fórmulas, abreviaturas, siglas, símbolos e/ou citações. O Resumo, disposto em um único parágrafo, deve ter no máximo 250 palavras;

2.4.Palavras-chave: Podem ser utilizados até cinco descritores mais conhecidos da área antecedidos da expressão ‘Palavras-chave:’, separados entre si por ponto e finalizados também por ponto;

2.5.Abstract: Versão do resumo no idioma Inglês;

2.6.Keywords: Versão das palavras-chave no idioma Inglês;

2.7.Introdução: Parte inicial do artigo ou estudo, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, os objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do artigo;

2.8.Desenvolvimento: Parte principal do artigo ou estudo, que contém exposição ordenada e pormenorizada do assunto tratado. Divide-se em seções e subseções;

2.9.Conclusão: Parte final do artigo ou estudo, na qual se apresentam as conclusões correspondentes aos objetivos e hipóteses;

2.10.     Referências Bibliográficas: Deverão ser citadas nas referências bibliográficas apenas aquelas que forem diretamente mencionadas no trabalho.

 

3. Formatação dos trabalhos: Os trabalhos deverão ter as seguintes especificações:

3.1.          Número de páginas: O trabalho deve respeitar o mínimo de 10 e máximo de 35 páginas, incluindo as referências.

3.2.           Fonte: Times New Roman; tamanho 12 (para textos) e 10 (para tabelas, figuras e notas de rodapé);

3.3.          Espaçamento: 1,5 linhas para o texto, e simples para tabelas e figuras;

3.4.           Alinhamento: justificado para os parágrafos, com recuo de 1,5 cm na primeira linha;

3.5.           Número de página: no canto inferior direito;

3.6.           Medidas das margens: 2,5 cm (superior, inferior, direita e esquerda).

3.7.           Tamanho do papel: A4 (21,0cm x 29,7cm).

3.8.          Siglas: reunião das letras iniciais dos vocábulos fundamentais de uma denominação ou título. Quando aparecem pela primeira vez no texto, a forma completa do nome precede a sigla, colocada entre parênteses. Exemplo: Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT).

3.9.          Citações e referências: As citações e referências devem respeitar o disposto em http://revistaavant.paginas.ufsc.br/normas-de-formatacao/referencias-e-citacoes/

3.10.     Casos omissos: Faculta-se ao autor dispor sobre características formais que não estejam contempladas nos itens acima.