Apresentação

1. Apresentação

A Revista Avant é uma publicação independente concebida pelos alunos do curso de Direito da Universidade Federal de Santa Catarina. Nossa ideia de criar um veículo para promoção do debate e divulgação de trabalhos científicos em diversas áreas jurídicas produzidos por graduandos surgiu da constatação da carência, em algumas disciplinas, do estímulo à pesquisa desde as primeiras fases. Logo, para a valorização da pesquisa, é necessário estimular o debate e a utilidade social dos conhecimentos produzidos. Por meio de ferramentas como a que por ora apresentamos – um espaço que divulgue a produção acadêmica de qualidade dos membros da graduação de numerosas faculdades de direito do País, pretendemos alcançar tais objetivos.

Verificamos a existência de uma lacuna no meio acadêmico em relação a publicações que estejam dispostas a incentivar e divulgar trabalhos escritos por alunos de graduação. Essa omissão, seja ela voluntária ou impensada, perpetua incorreções na formação e na crítica de profissionais, os quais acabam por mostrarem-se incapazes de concatenarem as informações adquiridas nas salas de aula com as questões da realidade.

Idealizamos esse espaço como uma possibilidade de incentivar a postura ativa no processo de aprendizagem. Lutamos por um método de ensino que promova não somente a reprodução de conteúdos, mas a construção do raciocínio e da argumentação. Defendemos que a mudança de postura, por meio de ações mais proativas, contribuirá para a formação de profissionais mais capazes e competentes em sua atuação social. Assim, essa publicação surge como uma forma de complementar a formação dos alunos de Direito e de áreas afins, oferecendo incentivo para que pesquisem e espaço para que divulguem seus trabalhos.

 

2. Submissão e Revisão

Somente serão aceitos pelo Corpo Editorial e encaminhados para avaliação trabalhos escritos em português de alunos da graduação ou de egressos que não estajam com a pós-graduação em andamento ou concluída.

Os artigos e estudos de caso enviados à Revista passarão pela revisão de dois membros do Corpo de Avaliadores ou de avaliadores convidados no sistema de revisão por pares às cegas – blind peer review. Os avaliadores emitirão pareceres acerca da possibilidade de publicação do trabalho.

 

3. Meio de Divulgação

A Revista será disponibilizada em formato eletrônico no seu site, de modo público, gratuito e com acesso aos textos integrais.